ANIVERSÁRIO

DCTA comemora 70 anos de ciência, tecnologia e inovação

Para comemorar a data o DCTA lançou uma edição especial do livro que conta a história, os desafios e as conquistas alcançadas ao longo dessas sete décadas
Publicada em: 01/12/2023 07:52
Imprimir
Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Edição: Agência Força Aérea

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), celebrou no dia 27/11, 70 anos de criação.

O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Também esteve presente o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, além de  outros Oficiais-Generais e autoridades civis.

O evento foi marcado pela entrega de condecorações, entre elas o Título de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira”, honraria concedida a civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, que, por sua atividade, tenham cooperado diretamente com as organizações do Comando da Aeronáutica em ações de relevância para o contexto científico e tecnológico do nosso país.

A Analista de Ciência e Tecnologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Mônica Elizabeth Rocha de Oliveira, foi uma das homenageadas, responsável pela articulação entre o INPE, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Prefeitura Municipal local na construção da parceria que resultou na escolha de São José dos Campos, pela primeira vez, para sediar o Space Studies Program (SSP23), um dos maiores eventos de estudos espaciais do mundo.

“Estou muito feliz e honrada. Essa homenagem estende-se a uma grande equipe que esteve envolvida em todas as fases do SSP23. Também reforço o quanto esse tipo de reconhecimento nos motiva a continuarmos engajados em ações que geram impacto e transformação social”, comentou.

Dando continuidade às honrarias, foram condecorados com a Medalha de Tempo de Serviço os militares que completaram 20 e 10 anos de serviços prestados. A condecoração, criada pelo decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, por seu empenho e comprometimento.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o Tenente-Brigadeiro Medeiros enalteceu a importância da data. “Celebramos, hoje, o encontro entre o passado e o presente, para podermos perpetuar as tradições e cultuar, em uma só história, os exemplos de devotamento, pioneirismo e amor à profissão do Marechal Casimiro Montenegro, os quais nos inspiram nas lidas diárias e que ajudaram a construir o nome deste Departamento. Enalteço, também, os agraciados com a Medalha Militar e Membro Honorário da Força Aérea, pois tão significativas distinções são o reconhecimento explícito dos anos de bons serviços prestados e a valiosa dedicação com que distinguiram nossa instituição”, pontuou.

Livro comemorativo

Para celebrar a data, o DCTA também organizou uma edição especial do livro que conta a história, os desafios e as conquistas alcançadas ao longo dessas sete décadas, desenvolvendo soluções inteligentes e disruptivas voltadas ao fortalecimento do Poder Aeroespacial Brasileiro. “Por intermédio desse livro, proporcionaremos aos leitores conhecerem a história do DCTA e de suas organizações subordinadas, ressaltando o trabalho em prol do desenvolvimento do Brasil”, comentou o Tenente-Brigadeiro Medeiros ao agradecer o Vice-Diretor do DCTA pela condução do projeto que deu origem ao livro “DCTA 70 anos”.

História

No ano de 1941, a criação do Ministério da Aeronáutica, em meio a um grande conflito mundial, evidenciava a importância da aviação militar para o mundo e para o Brasil. Em sua organização inicial, o então Tenente-Coronel Aviador Casimiro Montenegro foi nomeado Diretor da Subdiretoria de Técnica Aeronáutica e, em sua visão inovadora, não tardou em levantar as necessidades para viabilizar uma escola superior de engenharia aeronáutica que gerasse pesquisa, desenvolvimento e promovesse a industrialização do país.

Em janeiro de 1946, foi criada a Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA), que ficou subordinada diretamente à Subdiretoria de Técnica Aeronáutica, sob os cuidados de Casimiro. O objetivo maior era impulsionar a produção aeronáutica a partir da formação de capacitados engenheiros aeronáuticos, visto que eram escassos no Brasil.

A COCTA, com sede no Rio de Janeiro em seus anos iniciais, empreendeu chamadas públicas para a construção do centro de ensino, que, posteriormente, tornou-se o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sendo transferido para São José dos Campos em novembro de 1953. Sendo assim, surge o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), o qual a história se entrelaça com a criação da escola que, hoje, é referência em ensino público de qualidade, pesquisa e fomento à indústria.

Atualmente, o DCTA e suas organizações subordinadas formam um complexo de pesquisa e desenvolvimento voltado a planejar, gerenciar e executar atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação no âmbito do Comando da Aeronáutica. Todo esse complexo atua em sintonia com o conceito da tripla hélice, onde Governo, Academia e Indústria trabalham a fim de encontrar soluções científico-tecnológicas para fortalecer nossa base industrial de defesa.

Fotos: Sargento Frutuoso / IAE